quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Regras absolutas: NÃO. Recomendações úteis: SIM

1)Não existe regras absolutas, o que existe são recomendações úteis, que devem ser adaptadas às particularidades de cada indivíduo.
2)Estudar Matemática é diferente de estudar Inglês.
3)Esteja ciente da importância de aprender sob ângulos diferentes, compará-los e refletir criticamente.
4)Saiba fazer perguntas para si e para os outros.
5)Estudo sem trabalho, sem esforço: MITO.
Dedicação: é a PALAVRA.
6)Lembre-se: Estudar pode ser prazeroso!!!!!
7)Intercale pequenos intervalos de descanso.
8) É aconselhável ao estudar se isolar e não compartilhar o tempo de estudo com outras atividades. Algumas pessoas estudam de modo eficiente escutando música ou fazendo outras atividades junto ao estudo.
Mas todo cuidado é pouco!
9)As pessoas se iludem tentando imitar comportamentos, talvez adequados para alguns, mas que não são apropriados nem proveitosos para outros.

Condições para viabilizar o estudo:

 Programe o tempo. Evitando confusões, indecisões e adiamentos.
 Tempo de lazer deve ser menor igual ao tempo de estudo.
 Faça um quadro de horário que você seja capaz de cumprir.
 Um horário que não seja rígido mas flexível de acordo com as necessidades do momento.
 Não subestime pequenos períodos: 15min/dia=105mim/semana=7,5horas/mês=90h/ano

Quem trabalha estuda menos?
Depende. Se você paga seus estudos você valoriza-os, valorizando seu tempo livre sabendo que não teria tempo para estudar se não for numa determinada hora. Alguns que tem tempo de sobra deixa tudo para depois e não sabem o esforço que é custear um estudo.

Fases de estudo:
 Preparação
 Captação
 Processamento

1)Preparação

 Escolha de um ambiente agradável, arejado, bem iluminado, silencioso.
 Tente se concentrar independente do ambiente.
 Sente-se em uma posição cômoda tendo ao alcance tudo o que precisa e tendo um espaço bem aproveitável.
 Crie um hábito: sempre no mesmo lugar e no mesmo horário.
 Qual a minha CAUSA MAIOR?
 Não existe conhecimentos inúteis!
 Tenha interesse e dedicação!

2)Captação

a)Ocorre quando houver:
 internalização de conhecimentos trabalhados por um professor em sala de aula.
 leitura e reflexão pessoal.
 participação em experiências, observações, visitas técnicas e discussões em grupo.

b)Formas usuais de captar:
 Ler --> Não basta ser alfabetizado deve se aplicar os procedimento de leitura.
 Ouvir--> Se interrogue sobre o tema, relacione idéias, enquanto ouve uma pessoa falando. Ler em voz alta pode ser útil.
 Observar--> "Se vês, olhe, se olhar, enxergue" José Saramago.

Captação é diferente de Estudar( preparar+captar+ internalizar) que é diferente de ler.

Captação em sala de aula-->Perguntar, Responder, Anotar, Processar, Debater, Duvidar.
• Não leve dúvidas para casa.
• Pergunte-se: O que já sei sobre este assunto? Qual a ligação deste tópico com outros? Qual o significado físico daquela equação? Entendi mesmo ou apenas concordei? Eu saberia resolver sozinho aquele problema?
• Captar e anotar com as próprias palavras
• Perguntar as colegas

Captação extra-classe--> Revise as aulas.

Captação pela leitura--> Use Bibliotecas, pesquise na Internet (atenção: conteúdo da internet não são avaliados, revisados e recomendados como o conteúdo de livros, por isso recorra a outras fontes)

3) Processamento

Eu aprendi algo se eu souber aplicá-lo em diversos contextos, se ele estiver ao alcance de uma linha de raciocínio.

Dicas:
* Revisão imediata após as aulas, leitura de textos complementares...
* Resumos e Esquemas simples, claro e objetivos são de grandes auxílios
* Homogeneizar tópicos através de uma revisão globalizadora.

Em relação a todas essas recomendações, lembre-se: Não custa nada testar!!!!



na próxima parte Captando informações no laborátorio, estágio e trabalho escolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário